quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Escolinha+Arrumando a Rotina na Cozinha

Primeira semana de escolinha e a minha vida virou de cabeça para baixo,tive que organizar meus horários,a rotininha do Dante ficou bem espremida,mudou a soneca da tarde,as refeições todas ficaram bagunçadas e é nessa hora que a gente começa a perceber que o buraco é bem mais embaixo.
Estrutura é a palavra chave para qualquer tipo de mudança e como mãe de primeira viagem,vejo que muitas mulheres não fazem ideia da dimensão que é colocar um filho na escola.Não é só a escolha da escola,ter a grana pra bancar e fazer a adaptação,existem vários detalhes que não tomamos conhecimento,tendo dito isso,vou tentar ajudar outras mães,para que não se descabelem como eu...


arrumação da bolsa:é essencial ter conhecimento de todo o material a levar,na escola do Dan,pediram 2 trocas de roupa,uma blusa de frio,toalha de rosto,toalha de banho,sabonete com saboneteira,pasta e escova de dente com protetor de cerdas,dois copos com tampa,fraudas,lenço umedecido,pomada,um bloco de anotação,algum objeto de transição como naninha,paninho,bichinho,etc,cópia da certidão,carteira de vacinas ,receita da pediatra no caso de febre,chupeta,leite e mamadeira(se fizer uso)Tudo tem que estar devidamente etiquetado.Essa parafernália é só para meio período.
Comprei essa mochila no shopping Oi e foi realmente um achado,boa,grande e paguei 69,00.Aqui não se acha nada mais barato do que 139,00
brinquedoteca da escolinha,primeiro dia,estava tudo bem até uma professora tentar pega-lo no colo,então meu dia que estava ótimo até então,despencou,ele só chorou e ficou em baixo da minha cadeira
aos poucos foi acalmando,mais mau sabia eu que a semana de choro estava só começando.No primeiro dia ele só ficou 2 horas
no segundo dia,tinha um professor de musica recebendo os alunos na porta,tocando músicas da galinha pintadinha,ele até que ficou bem,só que não queria desgrudar de mim,então eu coloquei uma capa de gelo no coração(o drama é nesse nível), entreguei ele para a professora sem dó,no começo doí,mais tenho certeza de que fiz o melhor,ele ficou separado das outras crianças para não assustar e até conversou com a professora.Eu fiquei na varanda esperando,nesse dia ele ficou 2 horas e 30 minutos
no terceiro dia ele já começou a chorar em casa quando ouviu a palavra escolinha e eu comecei a me questionar se estava tomando a direção certa.Deixei ele lá e pela primeira vez,fui para o Pole que fica há uns 20 minutos da escola,coloquei meu celular no último e pedi encarecidamente que me ligassem se algo desse errado.Foi tudo bem,ele só não queria aceitar absolutamente nada de lanche.
É importante avisar a todos do seu convívio,chefe,funcionários,parentes sobre a adaptação e pedir a compreensão,pois é uma situação delicada não só para o bebê mais para toda a família
Nesse dia ele ficou bem e eu muito preocupada com a falta de apetite dele,comecei a preparar lanches para levar e oferecer no carro,isso também é fundamental,coisas simples como uva passas,biscoitinhos de polvilho e maisena,frutinhas picadas,etc.
o  mais complicado é a ida para escola,porque costuma ser o horário da soneca mais longa dele,ele então passou a dormir os 20 minutos que gasto para chegar, no carro,chegando na escola sempre de mau humor
mais um dia no quintal sem os coleguinhas para criar vinculo com a professora
No quarto dia,a professora começou a coloca-lo com alguns coleguinhas,achei ótimo porque ele lanchou tudo,,só ainda não aceitou a janta,eu fiquei perto da escola,mais não lá dentro
Nesse dia achei ele um pouco menos exausto e fui leva-lo para fazer compras comigo,é importante para o bebê sentir que sua vida continua depois da escolinha e ainda dá para fazer muitas coisas com a mamãe

No quinto e ultimo dia(para minha glória),foi muito mais dificil pra mim,nós chegamos na porta da escola e foi só ele ver a parede amarela que começou a berrar,isso dentro do carro,quando desci,desabei,já estava em frangalhos desde o inicio da semana e explodi em lágrimas para a coitada da Professora,foi muito dificil deixa-lo lá,ver ele sofrendo e se sentindo abandonado,sei disso porque meu periodo de escola foi muito traumático,eu lembro de quase tudo,me marcou demais e minha mãe penou comigo por bastante tempo.
Mais uma vez,comecei a me questionar,será a hora certa?será que ele vai aproveitar mesmo?Foi bom conversar com a professora e mais tarde quando já estava no pole,recebi uma ligação da coordenadora me dando mais conforto.Isso é impagável
Nesse dia ele teve vários progressos,comeu todo o lanche,jantou um pouquinho,mesmo chorando,se jogou nos braços da Tia Vanessa e quando me viu não chorou tanto e ainda contou perto das Tias do que tinha brincado,achei o máximo
Voltou mais feliz e ainda comeu o lanchinho que eu levo pra ele
quando chegamos ainda estreamos a galocha dele nas poças por aqui... 
etiquetas da Sonho de Criança para colocar nos pertences do baby
 A adaptação na escola é uma surpresa,eu não estava preparada para tanto choro e as professoras acham que eles está ótimo,como sei que ele é super tranquilo,gosta de ver gente,de brincar livre,achei que fosse ser mais fácil,mais ainda sendo fácil cada dia é uma surpresa.Eu não sou a dona da verdade,essa é a minha experiencia com meu filho,não quer dizer que a de outra criança vai se igual,mais fácil ou mais difícil,estou somente relatando nossa primeira semana e tentando dar dicas para mães que como eu estão de coração literalmente partido.
Uma dica que não posso esquecer é,SÓ VOCÊ SABE O QUE É BOM PARA O SEU FILHO,não deixe se influenciar por pessoas que tiveram experiencias ruins,isso não é bom e não é base pra ninguém,faça do seu jeito e o melhor de tudo, se você acha que está no caminho certo,NÃO DESISTA,é difícil saber se estamos mesmo fazendo a coisa certa,mais como em tudo na vida,a gente só vai saber se fizer não é?Existem vários relatos de mães que dizem que os filhos dão trabalho pra ir a escola depois de  muito tempo,outros que dão tchau logo no primeiro dia,cada um é cada um.
Pensando em todas essas mudanças,resolvi criar um cardápio aqui para casa,para organizar nossas refeiçoes,facilitar minhas compras no mercado e economizar...
É obvio que nem todo o dia da pra seguir a risca,vai ter dia em que a comida vai sobrar e a gente repete no dia seguinte,mais isso é só uma ideia de organização,pra evitar também o desperdício.Coloquei 3 opções para cada dia
esse jantar serve mais para os adultos aqui de casa,pois na escolinha já servem a jantinha do pequeno

Para mim o que está pesando agora,é esse intervalo do carnaval,vou ter que começar do zero a adaptação e pra ajudar ele ainda adoeceu logo na segunda-feira da segunda semana,e não pude leva-lo,agora é torcer e me manter firme.
Espero ter ajudado,fui...

Nenhum comentário: